terça-feira, janeiro 24, 2012

CRIANÇA EM FASE PRÉ ESCOLAR E SEUS HÁBITOS ALIMENTARES

A fase entre 3 a 6 anos de idade, denominada por idade pré escolar, é marcada por muitas mudanças, a maioria das crianças começam a frequentar o ambiente escolar, começar a realizar suas refeições fora de casa e consequentemente à sofrer influencia externas referentes a alimentação.
As crianças a partir de 3 anos de idade começa a abandonar o uso de mamadeiras, como o leite é uma das principais fonte de proteína e cálcio, deve ser adotada uma alimentação equilibrada e variada para suprir todas as necessidades nutricionais.
A criança deve adquirir independência no ato alimentar, é na idade pré-escolar que se estabelece a coordenação motora, deve-se orientar a criança no sentido de uma participação ativa no ato de consumir os alimentos, ensinando o mais cedo possível o uso de talheres. Ornellas alerta que por comodismo dos pais, as crianças muitas vezes fica em situação passiva quando os pais levam o alimento até a boca da criança, para que a criança consuma o máximo de alimento no menor tempo possível.
Pesquisa realizada pelo Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP), aponta que crianças do pré-escolar tem apetite inconstante, podendo apresentar muitas vezes falta de apetite, por esse motivo as sobras de alimento no prato deve ser respeitadas, já que a criança consegue regular muito melhor a ingestão de alimentos pela sensação de saciedade, então, irá ingerir apenas o que for suficiente e é importe lembrar que o volume gástrico da criança dessa idade é pequeno se comparado ao do adulto.

Nessa fase é natural que a criança recuse um ou vários tipos de alimentos, Ornellas associa esse comportamento com a afirmação de sua personalidade, ou seja, recusa alimentos, para fazer prevalecer sua vontade. Pode aceitá-los em outro momento desde que não tenha sofrido obstinada imposição.

É muito comum que os pais nessa face utilizam de ´´chantagem alimentar``, ameaçando de criança que caso não coma determinado alimento ficara privada de realizar uma atividade que gosta, ou de comer um alimento de sua preferência, a nutricionista Adriana Maria alerta que essa prática pode até prazer resultados momentaneamente, porém, a criança passa a associar o fato de comer um alimento que não gosta como obrigação ou comer um alimento que gosta como prêmio, não criando portanto um hábito alimentar sadio.
O ato de se alimentar vai além de satisfazer necessidades biológicas e energéticas importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, é também fonte de prazer, de socialização e de transmissão de cultura, por isso as refeições devem ser realizadas em ambiente tranquilo. Segundo a nutricionista graduada pelo IMEC/RS, Adriana Maria, nessa face a alimentação da criança pode e deve adequar-se a alimentação dos adultos de sua casa, isso não significa dar à criança todos os alimentos que os adultos estão ingerindo em casa, é recomendado que refrigerante sejam substituídos por suco naturais, doces não deve ser oferecido entre as refeições e introduzir uma grande variedade de legumes e verduras são chaves da boa alimentação, hábitos que uma vez adquirido segue com o indivíduo para o resto da sua vida.
É possível observar que existe baixo consumo de verduras, legumes e frutas, esses alimentos desempenham funções diversas relacionadas à infância tais como auxiliam no crescimento e desenvolvimento, fortalecem o sistema de defesa do corpo, participam do funcionamento de sistema cerebral, e por isso auxilia nas funções cognitivas, previne deficiências como anemia, auxiliam no controle do apetite. As verduras e legumes são ainda as melhores fontes nutricionais de fibras, que previnem a prisão de ventre e ainda controlam a absorção de colesterol, gorduras, carboidrato.
As crianças tem preferência por doces e alimentos ricos em gordura e condimentos, esses alimentos são os principais responsáveis pela hipertensão arterial, colesterol alto e a obesidade infantil, é importante lembrar que, o número de células adiposas se forma na infância e segue com a pessoa pelo resto da vida, dietas realizadas posteriormente a formação desse número, servem para diminuir o volume dessas células, mas não diminuir o número.
Entre os alimentos preferidos das crianças nessa faixa etária é possível perceber que à pouca apreciação por alimentos ricos em proteína que fazem parte da constituição de todos os tecidos, contribuindo para a sua reconstituição ou crescimento e alimentos ricos em cálcio que tem como principal função a formação de ossos e dentes.
Entre os alimentos de menor consumo está o peixe que é rico em proteína, tem grande quantidade de minerais, entre eles cálcio, fósforo, iodo e cobaldo, é fonte das vitaminas A, D e B, tem menos gordura do que a carne vermelha e são ricos em ômega 3 que diminui o risco de doenças cardíacas, aterosclerose (endurecimento das artérias) e ajuda nas inflamações, no desenvolvimento cerebral e na regeneração das células nervosas.
A quantidade de refeições que se deve ingerir, depende das necessidades energéticas de cada criança, necessidades essas definidas pelo seu comportamento, por exemplo, crianças inquietas tem maior apetite, ou seja, precisam de mais calorias, já crianças mais tranquilas possuem menor necessidade calórica. Segundo Ornellas as necessidades nutritivas individuais também variam de acordo com ritmo de crescimento da criança.
De acordo com Ornellas essa fase é de formação e fixação de hábitos alimentares definitivos, na vida futura são as associações positivas ou negativas que vão definir preferências na opção de alimentos.

BIBLIOGRAFIA



ORNELLAS,Lieselotte e ORNELLAS,Alfredo.Alimentação da Criança.Nutrição Aplicada.Ed. Atheneu.São Paulo:1970.
ALVES, J.A.R. Alimentação do pré-escolar e do escolar.Ped Moderna vol XXXII nº5 ago/95p.496-500.
PENNA,H.A.Higiene Alimentar.In:MARCONDES,E.Pediatria Básica.São Paulo:Sarvier,1994.

Peixe na alimentação é saúde
Consulta realizada em 20/06/2010

Hora do lanche:Nutrição do pré-escolar e escolar
Consulta realizada em 23/05/2010

Alimentação na fase pré-escolar
Autora Adriana Maria
Consulta realizada em 23/05/2010

Pré-escolares
Texto do Hospital Universitário da USP
Consulta realizada em 23/05/2010

Alimentação por idade: Pré Escolar
Consulta realizada em 23/05/2010

Característica da alimentação do pré escolar
Rede Brasileira de alimentação e nutrição escolar
Consulta realizada em 23/05/2010.



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