BOLOS
As massas de bolos é uma mistura de farinha, fermento, ovos, gordura e um líquido, que pode ser leite, iogurte, água ou suco de fruta.
A consistência da massa varia de acordo com a presença e a proporção dos ingredientes, podendo ser considerada leve quando contém maior quantidade de ar, devido a ação do fermento ou das claras em neve; pesada quando contém maior quantidade de gordura; e fermentada quando é empregado um tipo de fermento em pó ou em tablete. Os bolos podem ser doces ou salgados. Nos bolos salgados adiciona-se sal, aves, carnes, queijos, legumes ou presuntos, no caso dos bolos doces adiciona-se açúcar e um ingrediente específico para conferir sabor como frutas, mel, chocolate, frutas cristalizadas, especiarias, café, entre outros.
Os bolos simples, geralmente contém fúba, farinha de trigo, fécula de batata ou amido de milho e quando ainda estão quentes podem ser umedecidos com caldas, sucos de frutas ou bebidas e ainda receber coberturas, como glacê. Os bolos decorados, possuem coberturas (chantili, chocolate, coco, gorgura vegetal, manteiga) e recheios (geléia, creme de amido de milho, doce de leite, frutas, baunilha).
TORTAS
Torta é uma preparação doce ou salgada , a massa é feita com farinha de trigo, à qual se acrescenta um recheio.
Existe grande variedade de massa para tortas, que podem ser classificadas em :
Massa leve: tem como base de farinha, ovos e fermento, é mais fina que massa para bolos, depois de assada é cortada em camadas para receber recheio;
Massa úmida: possui consistência mais pesada, quando comparada a massa leve, pois leva menos ovos e mais gordura. Para uso em tortas salgadas, essa massa não precisa ser umedecida, pois o próprio recheio deixa a massa na consistência adequada e quando doce é acompanhada de molhos cremosos ou bebidas licorosas;
Massa pastelão: é feita à base de farinha e gordura e há vários tipos, conforme a proporção dos ingredientes básicos:
Massa dura: é feita com pouca quantidade de gordura e precisa ser bem sovada e assada em fogo brando sem recheio;
Massa quebradiça ou brisé: é preparada com mais gordura que a massa dura e é mais espessa;
Massa arenosa ou sablé: contém ainda mais gordura e é de consistência delicada e aerada deve ser resfriada antes de ser modelada;
Massa podre: com bastante gordura usada em tortas doces e salgadas, empadões, empadinhas e quiches;
Massa folhada: com muita gordura é aberta e dobrada várias vezes, pode ser utilizada em preparções doces e salgadas;
Massa phylo: composta de água e farinha de trigo, devendo ser aberta na espessura de papel;
Massa liquificada: possui consistência líquida e é ideal para tortas salgadas.
Massa Choux: essa massa pode ser frita ou assada, e receber recheio doce ou salgado é ideal para bombas e eclairs.
Massa Filo: por ser uma massa leve é ideal para tortas cobertas com frutas e doces em camadas.
PÃES
O pão foi o primeiro alimento do homem, o pão mais antigo foi assado aproximadamente 10.000 nos antes de Cristo, os egípcios foi o primeiro povo a misturar na massa líquidos fermentados. Quase todos os pães são feitos com três ingredientes básicos sendo a farinha, levedo ou fermento e água. Outros ingredientes são utilizados na preparação tais como: sal, gordura, açúcar, ovos e leite.
Podendo ser consumido em todas as refeições, muitas vezes torna-se substitutos de uma refeição, pode ser utilizado como ingredientes de receitas doces e salgadas como por exemplo pudim de pão, almôndegas e canapés.
A grande variedade de pães deve-se aos diferentes tipos de farinhas empregados, aos tipos de massa, aos recheios, aos formatos e aos ingredientes acrescentados.Os pães mais conhecidos são: pão francês, pão italiano, pão sovado, pão ameriacano, pão preto, pão sírio, ciabatta, panetone, colomba pascal, pães de massa folhada, pães doces com vários recheios, coberturas e formatos, entre outros.
PIZZA
Massa de origem italiana, que é preparada com os mesmos ingredientes usados para fazer pães: farinha de trigo, água, sal e fermento. Nos dias atuais a massa de pizza, fina ou grossa, é coberta por uma camada de molho de tomate, acrescida dos mais variados ingredientes, salpicada com orégano e regada com azeite de oliva. Existe grande variedade de coberturas sendo as mais populares: atum, calabresa, muçarela, Catupiry e frango.
As panquecas também conhecidas como crepes são preparadas com uma massa semi-líquida, de farinha de trigo, ovos e leite, depois de fritas são recheadas com ingredientes salgados como legumes, verduras, carnes e cobertas com molho de tomate, molho branco, creme de leite com queijo, já as doces podem ser recheadas com ingredientes como creme de chocolate, geléias, doce de leite, podendo ser servidas com molho de chocolate, chantili, ou ainda acrescidas de caldas doces e licores.
POLENTA
A polenta era comum entre os romanos da Antiguidade, feita à base de farinha de cevada e água, quando os espanhóis levaram o milho para a Europa, passou a ser preparada com farinha de milho, água e sal. A polenta é consumida cozida ou frita, servida como molho de tomate e queijo ralado, acompanhando picadinho de carne, lingüiça ou frango.
BIBLIOGRAFIA
ORNELAS,L.H.Técnica Dietética.Rio de Janeiro:Letras e Artes,1963.
PHILIPPI, Sonia Tucunduva.Nutrição e técnica dietética.2º Ed. rev. e atual.Barueri, SP:Manole, 2006.
CANDIDO, Cynthia Cavalini, et al. Nutrição:Guia prático.2º Ed. rev. E atual. E ampl.São Paulo:Iátria, 2008.